Horas

Informatica

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

SP: jovem é resgatada depois de três dias esperando socorro

Uma jovem de 19 anos foi resgatada na noite deste domingo após ficar três dias à espera de socorro, depois que seu carro capotou e caiu em um córrego, numa ribanceira, às margens da rodovia Eliezer Montenegro Magalhães (SP-463), no município de Populina, interior de São Paulo. Caroline Laila Soares sobreviveu tomando água da enxurrada e foi internada, com ferimentos graves, na Santa Casa de Fernandópolis.
"Quando nós a resgatamos ela estava com a perna esquerda fraturada e em estado de hipotermia", contou o 2º tenente Cássio Koitsi, da base do Corpo de Bombeiros de Fernandópolis, que comandou a operação de resgate da jovem, junto com enfermeiros do Serviço Móvel de Urgência (Samu) e Polícia Militar. "Ela também sofreu muitas escoriações", disse.
De acordo com os bombeiros, a fratura na perna e seu estado de fragilidade, causado pelos ferimentos, impediram que Caroline subisse a ribanceira para pedir socorro aos veículos que passavam pela SP-463 e pelo Trevo do Sol, na entrada do acesso à Populina, onde aconteceu o acidente. "O local onde o carro ficou é difícil visibilidade. Uma mata, a chuva e a neblina impediam que as pessoas pudessem ver o carro lá embaixo. Por isso, ela continuou lá por tanto tempo", contou.
Caroline foi encontrada por um casal que parou para prestar socorro ao ver seu carro tombado verticalmente no córrego, no final da tarde de domingo, quando a chuva passou e voltou a fazer sol na região. A mulher, identificada como Denilda, telefonou ao Serviço Móvel de Urgência (Samu) às 19h45. Ao chegar ao local, às 20h, a equipe do Samu encontrou Caroline do lado de fora do veículo, dentro córrego. Ainda consciente, ela chegou a dizer que dormiu na direção e perdeu o controle do seu Fiat Uno na terça-feira, ao trafegar pela SP-423, na altura do trevo, quando viajava de Iturama (MG) para Jales (SP). Na manhã de hoje, a mãe da jovem confirmou que ela estava desaparecida desde a noite de quinta-feira, quando o carro saiu da pista, capotou na ribanceira e foi parar dentro do córrego.
Ainda no local, Caroline recebeu medicação para amenizar as dores que sentia pelo corpo, coberto por hematomas, segundo relatório do Samu. Ela também foi coberta com mantas aquecidas para aplacar seu estado de hipotermia. O resgate durou 55 minutos. Os bombeiros tiveram de usar técnicas de resgate e fazer rapel devido ao difícil acesso do local. Às 21h27, Caroline deu entrada no Pronto-Socorro da Santa Casa de Fernandópolis, onde continuava internada na manhã desta segunda-feira.
A mãe de Caroline, que chegou a ver a jovem quando ela chegou ao hospital, disse que procurava pela filha em outra estrada. Conforme a mulher, Caroline estava delirando quando deu entrada na casa de saúde, apresentando desidratação e anemia.

O hospital não passou informações sobre o estado de saúde de Caroline. A telefonista informou que o administrador da unidade, Pedro Cirino, responsável por dar informações sobre o estado de saúde de pacientes, estava em reunião e não poderia falar com a reportagem.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Vazamento de óleo atinge litoral norte do RS

Um vazamento de óleo foi detectado na manhã desta quinta-feira em Tramandaí, no litoral norte do Rio Grande do Sul. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a mancha estava fragmentada a 800 m da areia e tinha cerca de 1 km².
Ainda conforme o órgão ambiental, o vazamento parou, e a Transpetro, empresa responsável pelo transporte de combustíveis, realizava o recolhimento do óleo, situado entre o rio Tramandaí e uma plataforma de pesca. Membros do Ibama realizaram um voo de helicóptero sobre a região e mais técnicos devem chegar à cidade até amanhã para acompanhar os trabalhos. O problema teria começado durante o transbordo de óleo de um navio a uma monoboia em alto mar.
Segundo a Transpetro, monoboia é uma unidade flutuante presa ao fundo do mar que serve para ancorar navios de grande porte que não podem atracar em terminais de pequeno calado junto à costa. Além de ancorar o navio, o equipamento também permite a carga e descarga de petróleo e derivados.
Em nota, a Transpetro afirmou que suas equipes de contingência e o Centro de Defesa Ambiental (CDA) foram acionados para iniciar a contenção e remoção do produto. "Os órgãos ambientais, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e a Capitania dos Portos foram comunicados. As causas do incidente estão sendo investigadas pela Companhia".

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

RS: Dilma participa de encontro com a população no Fórum Social

A presidente Dilma Rousseff participa nesta quinta-feira de uma sessão especial do Fórum Social Temático (FST), em Porto Alegre. No evento Diálogos entre sociedade civil e governos, Dilma vai se encontrar com a população e deve tratar de temas como a crise financeira, políticas públicas de combate à pobreza e diretrizes brasileiras para a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, marcada para junho no Rio de Janeiro.
Dilma está em Porto Alegre desde o fim da tarde de ontem. A agenda da presidente na capital gaúcha começa oficialmente com uma cerimônia no Palácio Piratini, sede do governo do Estado. Em seguida, Dilma recebe representantes do Comitê Internacional do Fórum Social Mundial (FSM). O ponto alto da participação da presidente no FST será o encontro com a sociedade civil no Ginásio Gigantinho, marcado para as 19h.
A presidente deverá receber da sociedade civil cobranças para que o Brasil, como anfitrião da Rio+20, trabalhe para que a conferência tenha resultados efetivos. Movimentos sociais e ambientalistas têm se mostrado preocupados com a possibilidade de esvaziamento da reunião da ONU, sem a adoção de compromissos que levem a mudanças no atual padrão de desenvolvimento. Os movimentos sociais também deverão aproveitar a oportunidade para pedir à presidente que vete o novo Código Florestal, aprovado no Senado, caso não haja melhorias no texto que na passagem pela Câmara dos Deputados.
Será a primeira vez de Dilma como chefe de Estado em um evento ligado ao FSM. A vinda a Porto Alegre dá continuidade ao histórico de participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve presente em todas as edições do Fórum no Brasil e em algumas no exterior. Em 2011, Dilma foi representada pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, no FSM em Dacar, no Senegal.
Dilma não irá ao Fórum Econômico Mundial, em Davos, antagônico histórico do FSM. A presidente deverá ser representada pelos ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Foxconn é habilitada a produzir iPad com incentivos fiscais

Os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Fazenda publicaram nesta quarta-feira no Diário Oficial da União a Portaria Interministerial número 34, de 23 de janeiro, habilitando a empresa Foxconn a fabricar tablets em território nacional. A Portaria foi assinada por Aloízio Mercadante, antes ministro do MCTI, Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, e Guido Mantega, da Fazenda. A portaria entra em vigor nesta data.
De acordo com a publicação, a Foxconn, instalada em Jundiaí, interior de São Paulo, pode fabricar "microcomputador portátil, sem teclado, com tela sensível ao toque ('touch screen'), de peso inferior a 750g (Tablet PC)". Isso significa dizer que a empresa poderia produzir outros tablets além do iPad, da Apple, para quem a companhia taiwanesa já trabalha.
A Portaria ainda ressalta que a Foxconn usufruirá dos benefícios fiscais de que trata o Decreto número 5.906, de 26 de setembro de 2006, e que faz referência à Lei da Informática. Desta forma, a empresa poderá fabricar iPads com isenção ou redução de impostos se respeitar o Processo Produtivo Básico (PPB) - que diminui o IPI de 15% para 3% e isenta a cobrança de PIS/Cofins, tributos destinados ao pagamento do seguro-desemprego e a financiar a seguridade social -, entre outros critérios.
Incentivos aos tablets
A lei que inclui os tablets no regime que dá incentivos fiscais para produção de bens de informática, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 11 de outubro, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 13 de outubro. Em maio, uma medida provisória estabeleceu a inclusão dos tablets pouco depois que membros do governo anunciaram que a taiwanesa Foxconn estava avaliando fabricar produtos da Apple no país, incluindo o tablet iPad.
Samsung, Motorola e Positivo Informática, empresas que já fabricam tablets no Brasil consultadas pelo Terra no ano passado, afirmaram que já ofereciam preços reduzidos em virtude das isenções fiscais mesmo antes da publicação da lei no Diário Oficial da União. As três já tinham autorização do governo para produzir os aparelhos dentro do Processo Produtivo Básico (PPB) afirmam que os aparelhos no mercado estão com preço reduzido.
Isso acontece porque a medida provisória (MP) entrou em vigor já na sua publicação, e passou a valer com a redação do Executivo antes mesmo da aprovação do Congresso. A MP 534, que tratava da isenção fiscal aos tablets, foi publicada em maio, e as empresas já haviam pedido autorização ao governo para a fabricação dos produtos dentro do PPB.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

SP: garota de 15 anos rouba carro e causa perseguição no Guarujá

Uma adolescente de 15 anos surpreendeu homens da polícia militar ao ser vista dirigindo um veículo pelas ruas do Guarujá, no litoral de São Paulo, na madrugada de segunda-feira. Segundo a corporação, a perseguição começou no bairro da enseada, quando os policiais já procuravam pelo veículo. A jovem dirigiu perigosamente entre os veículos e chegou, inclusive, a subir em calçadas e a trafegar na contramão. Ao lado dela estava outra garota, de 14 anos.As informações são do Bom Dia São Paulo.
Durante a perseguição, a polícia chegou a atirar três vezes no veículo, mas nada o fez parar. A fuga terminou no outro lado da cidade, na avenida Santos Dumont, quando um dos pneus do veículo estourou e o fez bater em uma das viaturas da PM. O carro utilizado pelas jovens é de um aposentado, conhecido das garotas, que afirmou que uma delas roubou o veículo enquanto ele estava distraído. As adolescentes não explicaram o motivo da fuga e do roubo do veículo.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Rio: incêndio atinge apartamento no bairro do Flamengo

Um incêndio destruiu parcialmente um apartamento na avenida Rui Barbosa, número 280, no Flamengo, zona sul do Rio de Janeiro, na madrugada desta segunda-feira. Não houve feridos.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas atingiram um apartamento no 17º andar. Por volta das 9h30, ainda não havia informações sobre os possíveis motivos do incêndio.

sábado, 21 de janeiro de 2012

RN: após fuga de 41 presos, governo demite servidores

O governo do Rio Grande do Norte decidiu exonerar os coordenadores da Administração Penitenciária do Estado após a fuga na última quinta-feira de 41 presos da Penitenciária Estadual de Segurança Máxima de Alcaçuz, em Nísia Floresta, região metropolitana de Natal. Foram demitidos o coordenador do Sistema Penitenciário, José Olímpio da Silva, o diretor do presídio, major Marcos Lisboa, e o vice-diretor, Wellington Marques. Essa foi a maior fuga da história de Alcaçuz. Uma sindicância foi instaurada para apurar as responsabilidades pela fuga.
A Polícia Militar (PM), juntamente com o Batalhão de Operações Especais (Bope), ocupou a penitenciária para evitar novas fugas. De acordo com a PM, o novo pavilhão de Alcaçuz estava sem trancas, sem cadeados e sem agentes penitenciários em seu interior. Dos 41 detentos fugitivos, três foram capturados: Caio César Marinho Canido, Everton Patrick de Melo e Tiago Roberto da Silva.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

SP: ginecologista é condenado a 9 anos de prisão por abusos

A Justiça de São Paulo condenou o ginecologista Hélcio Andrade, de Taubaté (a 134 km da capital), a nove anos de prisão por abusar sexualmente de cinco pacientes. A defesa do médico recorreu da decisão e ele aguarda o desenrolar do caso em liberdade, sem poder trabalhar. As denúncias contra Hélcio começaram em março de 2010, quando 24 mulheres foram à polícia reclamar de abusos durante consultas na Casa da Mãe Taubateana.
Na época, o médico chegou a ficar detido por nove dias e, ao deixar a prisão, negou as acusações. Nova delas foram parar na Justiça e, então, o ginecologista foi condenado. Se perder o processo em segunda instância, ele pode ser preso.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

RS: em protesto, ônibus andam lentamente e trancam corredores

Trabalhadores rodoviários de Porto Alegre (RS) decidiram, em assembleia realizada na última quarta-feira e ratificada hoje, protestar por melhorias salariais e operar em "modo tartaruga" nas principais vias da capital gaúcha. No início da manhã, avenidas importantes como Osvaldo Aranha, Assis Brasil, Farrapos e João Pessoa estavam com o trânsito totalmente congestionado. Eles exigem 22% de reposição e perdas salariais e alegam que o sindicato patronal ofereceu um reajuste de apenas 4%, abaixo da inflação, registrada em 6%. Por volta das 10h, os rodoviários suspenderam o protesto e o trânsito começou a se normalizar.
A Brigada Militar e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) acompanharam a manifestação, tentando orientar os motoristas e controlar o fluxo. No entanto, os ônibus andavam lentamente e em fila. Na região central, a situação era mais complicada no viaduto da Conceição, principal via de chegada e saída da cidade, onde os veículos trafegavam em pista única.
O presidente do Sindicato dos Rodoviários em Transporte Coletivo de Passageiros Urbanos (Sindirodoviários) em Porto Alegre, Júlio Gamaliel, afirmou que a manifestação foi suspensa porque a categoria está disposta a negociar. No entanto, ele ressaltou que, se não houver diálogo, a situação vai piorar. "Estamos abertos para negociação e otimistas. Esperamos que o sindicato patronal nos escute. Se isso não acontecer, com certeza haverá um problema sério. Hoje tivemos a adesão de aproximadamente 1,5 mil funcionários, que pode ser bem maior no decorrer do dia".
Protesto inteligente
Enquanto aguardavam os ônibus de forma impaciente, os passageiros se dividam entre apoio e crítica. A aposentada Zeli Barros, 78 anos, acha "necessário" o ato, mas sugere um protesto "mais inteligente".
"Eles lutam por uma vida melhor e condições mais dignas, por isso é necessário. Só acho que tudo isso, no final, atrapalha o trânsito. Demorei duas horas para chegar à rodoviária, o que é muito incomum. Quem sabe eles não encontram uma forma mais inteligente de protestar na próxima vez?", disse ela.
Aumento da tarifa
Um novo valor das passagens está sendo discutido em Porto Alegre e depende do acordo com os rodoviários. As empresas devem encaminhar, até o final do mês de janeiro, o pedido de reajuste das tarifas. A previsão inicial é que a passagem subiria cerca de 10%, ficando em torno de R$ 3.
O prefeito em exercício, Mauro Zacher, tinha uma viagem agendada para hoje, mas cancelou para acompanhar os desdobramentos das manifestações.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Rússia: sanções não buscam impedir proliferação nuclear do Irã

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, afirmou nesta quarta-feira que as sanções unilaterais contra o Irã buscam estrangular sua economia e gerar descontentamento no país, e não impedir a proliferação das armas nucleares.
"As sanções unilaterais adicionais adotadas por países ocidentais e outros estados contra o Irã não estão motivadas pelo interesse de evitar a proliferação das armas nucleares, mas buscam afetar a economia iraniana, influenciar a população para gerar o descontentamento", sustentou Lavrov em entrevista coletiva.
O chefe da diplomacia russa admitiu que, "às vezes, as sanções são inevitáveis", mas afirmou que, em relação ao Irã, elas são estéreis. Ele ainda lembrou que a Rússia nunca foi partidária desse tipo de medidas.
Lavrov indicou que cada vez que o Irã manifesta disposição em retomar as negociações sobre seu programa nuclear surge um novo fato que impõe obstáculo ao processo.
Como exemplo citou o relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) de novembro que, segundo o ministro russo, apresentou antecedentes conhecidos há tempos como se fossem novos para apoiar assim a tese de uma "dimensão militar" do programa nuclear iraniano.
Ao mesmo tempo, o titular das Relações Exteriores russo expressou sua confiança em que a via do diálogo sobre o programa nuclear iraniano não está fechada. "Estamos convencidos de que existem todas as possibilidades para o reatamento das negociações entre o Sexteto (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU - Rússia, China, Estados Unidos, França e o Reino Unido - mais a Alemanha) e o Irã", disse.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

TJ-SP deve R$ 3 bi a magistrados e servidores

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), o maior tribunal do País, está devendo R$ 3 bilhões a magistrados e servidores. O presidente do TJ-SP, desembargador Ivan Sartori, informou nesta segunda-feira que o montante pleiteado por seus pares e milhares de servidores a título de créditos atrasados atinge quase metade do orçamento da corte paulista para 2012. "São R$ 3 bilhões a nosso ver. Já para associações de servidores são R$ 7 bilhões. (O valor) é relativo a férias (não aproveitadas), fator de atualização monetária, equivalência, licença-prêmio. Tudo isso, coisa devida que ficou lá." O orçamento do maior tribunal do País para 2012 é de R$ 6,8 bilhões. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
"Cada dia fica maior (a dívida do TJ)", disse Sartori. "Eram R$ 600 milhões, passou para R$ 1 bilhão, foi para R$ 2 bilhões, agora são R$ 3 bilhões. Daqui a pouco não se paga ninguém mais." Segundo o presidente, o TJ-SP vai solicitar créditos junto ao Executivo para cobrir pelo menos uma fatia do débito. "Vou tentar buscar com o governador (Geraldo Alckmin). Uma hora vamos ter que conversar. Quero buscar pelo menos uma parte para os juízes, mais para os funcionários em situação de penúria. Tudo, não sei se vou conseguir", disse. Sartori falou sobre a dívida de R$ 3 bilhões após visita à ministra Eliana Calmon, corregedora nacional de Justiça. O TJ é alvo de investigação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que mira os contracheques excepcionais em benefício de alguns magistrados. Em um gesto que reaproxima a corte paulista e o CNJ, o desembargador se colocou à disposição da corregedora. "Eu disse a ela (Eliana) que o TJ é aberto a qualquer investigação. Não temos mais nada além de pagamentos antecipados", afirmou Sartori.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

AL: 13 anos depois, acusados de matar deputada vão a júri popular

O júri popular do caso Ceci Cunha, deputada estadual que foi morta a tiros junto com seu marido e mais dois parentes em 1998, acontece na manhã desta segunda-feira no auditório da Justiça Federal em Alagoas (JF-AL). O evento, que começou às 9h, está sendo transmitido pelo site da JF-AL.
O juiz federal André Luís Maia Tobias Granja preside o julgamento. Os réus são o ex-deputado federal Talvane Luiz Gama de Albuquerque Neto, acusado pelo Ministério Público Federal de Alagoas (MPF-AL) de ser o mandante do crime, Jadielson Barbosa da Silva, Alécio César Alves Vasco, José Alexandre dos Santos e Mendonça Medeiros Silva. A defesa conta com seis advogados. A acusação feita pelo MPF tem como representante o procurador da República Gino Sérvio Malta Lobo.
O caso tramita há 13 anos na Justiça. Entre os motivos da demora em levar os acusados do crime a júri popular estavam o extenso processo - com vários recursos interpostos - e as discussões sobre quem o julgaria - Justiça Federal ou Estadual. O processo soma 30 volumes e tem mais de 6 mil páginas.

O caso
A deputada federal e médica Ceci Cunha foi assassinada na noite do dia 16 de dezembro de 1998, horas depois de ser diplomada no cargo. Ela estava na casa do cunhado Iran Carlos Maranhão, no bairro Gruta de Lourdes, em Maceió, em companhia do marido, Juvenal Cunha, e da mãe de Iran, Ítala Maranhão, quando pistoleiros invadiram a residência e abriram fogo contra os três. O caso ficou conhecido como Chacina da Gruta.
De acordo com a acusação do Ministério Público Federal, o então deputado Talvane Albuquerque foi apontado como mandante do crime. Na época, ele era filiado ao PFL, mesmo partido de Ceci, e era o suplente da deputada na Câmara.
Na interpretação do MPF, Albuquerque queria ocupar o cargo para retardar o julgamento de outros processos a que respondia na Justiça. Após o crime, o acusado filiou-se ao PTN.
Os assessores e seguranças do ex-deputado, Jadielson Barbosa da Silva, Alécio César Alves Vasco, José Alexandre dos Santos e Mendonça Medeiros da Silva, foram apontados pelo MPF como executores. A defesa dos acusados nega a autoria do crime.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Advogado: dizer que Macarrão matou por amor a Bruno é desespero

O advogado de Macarrão rebateu nesta sexta-feira as afirmações feitas pelo representante do goleiro Bruno, que havia dito que Macarrão poderia ter matado a estudante Eliza Samudio, então amante do atleta, por paixão ao atleta. Para Wasley César Vasconcelos, a afirmação de Rui Pimenta reflete desespero do defensor do jogador.
Vasconcelos disse que "Macarrão é homem, e que apesar de não ser casado legalmente, tem esposa e duas filhas". Para ele, as declarações feitas por Pimenta são "infelizes e foram feitas provavelmente em um momento de desespero. Afinal, se Macarrão tivesse mesmo ciúmes de Bruno e tivesse matado por amor a ele, Macarrão seria um dos maiores serial killer da história do Brasil, já que Bruno teve relacionamento e envolvimento amoroso com várias mulheres".
No processo, além de Eliza Samudio, que está desaparecida e é considerada morta pela polícia, há três mulheres com quem o goleiro teve ligação amorosa: Dayane Souza, ex-mulher; Fernanda de Castro, ex-namorada; e a dentista Ingrid Oliveira, sua atual noiva. Ainda conforme Vasconcelos, ele não vai tomar qualquer providencia jurídica contra o advogado Rui Pimenta e disse que aguarda a chegada do júri, que deve acontecer em março. Ainda de acordo com Vasconcelos, em novembro do ano passado foi solicitado ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de habeas-corpus para Macarrão - que ainda não foi julgado.
O advogado Rui Pimenta, que afirmou nesta semana que Macarrão poderia ter matado por amor, não foi encontrado para comentar as próprias declarações e as de Wasley César Vasconcelos. Um dos motivos que o levou a crer na tese de prova de amor é a tatuagem de Macarrão nas costas que, segundo o próprio Macarrão, é uma declaração de amizade a Bruno. Ele negou ser homossexual e disse que denunciou à administração da Penitenciária Nelson Hungria, onde está detido, e à Justiça, os presos que o chamaram de "bicha".
Pimenta também disse na ocasião acreditar que o goleiro possa ser libertado nos próximos dias. "Na véspera do recesso do Judiciário, em dezembro, entramos com um pedido de habeas-corpus em Brasília e acreditamos, com 99% de certeza, que Bruno sairá e voltará a jogar no Flamengo, já que ele tem se preparado fisicamente para isso. É um rapaz jovem, de bom porte físico, atleta, e conta com todas as condições de exercer a profissão", afirmou Pimenta.
O caso Bruno
Eliza desapareceu no dia 4 de junho de 2010 quando teria saído do Rio de Janeiro para Minas Gerais a convite de Bruno. No ano anterior, a estudante paranaense já havia procurado a polícia para dizer que estava grávida do goleiro e que ele a agrediu para que ela tomasse remédios abortivos. Após o nascimento da criança, Eliza acionou a Justiça para pedir o reconhecimento da paternidade de Bruno.
No dia 24 de junho, a polícia recebeu denúncias anônimas de que Eliza havia sido espancada por Bruno e dois amigos dele até a morte no sítio de propriedade do jogador, localizado em Esmeraldas, na Grande Belo Horizonte. Na noite do dia 25 de junho, a polícia foi ao local e recebeu a informação de que o bebê apontado como filho do atleta, então com 4 meses, estava lá. A mulher do goleiro, Dayanne Rodrigues do Carmo Souza, negou a presença da criança na propriedade. No entanto, durante depoimento, um dos amigos de Bruno afirmou que havia entregado o menino na casa de uma adolescente no bairro Liberdade, em Ribeirão das Neves, onde foi encontrado.
Enquanto a polícia fazia buscas ao corpo de Eliza seguindo denúncias anônimas, em entrevista a uma rádio no dia 6 de julho, um motorista de ônibus disse que seu sobrinho participou do crime e contou em detalhes como Eliza foi assassinada. O menor citado pelo motorista foi apreendido na casa de Bruno no Rio. Ele é primo do goleiro e, em dois depoimentos, admitiu participação no crime. Segundo a polícia, o jovem de 17 anos relatou que a ex-amante de Bruno foi levada do Rio para Minas, mantida em cativeiro e executada pelo ex-policial civil Marcos Aparecido dos Santos, conhecido como Bola ou Neném, que a estrangulou e esquartejou seu corpo. Ainda segundo o relato, o ex-policial jogou os restos mortais para seus cães.
No dia seguinte, a mulher de Bruno foi presa. Após serem considerados foragidos, o goleiro e seu amigo Luiz Henrique Romão, o Macarrão, acusado de participar do crime, se entregaram à polícia. Pouco depois, Flávio Caetano de Araújo, Wemerson Marques de Souza, o Coxinha Elenilson Vitor da Silva e Sérgio Rosa Sales, outro primo de Bruno, também foram presos por envolvimento no crime. Todos negam participação e se recusaram a prestar depoimento à polícia, decidindo falar apenas em juízo.
No dia 30 de julho, a Polícia de Minas Gerais indiciou todos pelo sequestro e morte de Eliza, sendo que Bruno foi apontado como mandante e executor do crime. Além dos oito que foram presos inicialmente, a investigação apontou a participação de uma namorada do goleiro, Fernanda Gomes Castro, que também foi indiciada e detida. O Ministério Público concordou com o relatório policial e ofereceu denúncia à Justiça, que aceitou e tornou réus todos os envolvidos. O jovem de 17 anos, embora tenha negado em depoimentos posteriores ter visto a morte de Eliza, foi condenado no dia 9 de agosto pela participação no crime e cumprirá medida socioeducativa de internação por prazo indeterminado.
No início de dezembro, Bruno e Macarrão foram condenados pelo sequestro e agressão a Eliza, em outubro de 2009, pela Justiça do Rio. O goleiro pegou quatro anos e seis meses de prisão por cárcere privado, lesão corporal e constrangimento ilegal, e seu amigo, três anos de reclusão por cárcere privado. Em 17 de dezembro, a Justiça mineira decidiu que Bruno, Macarrão, Sérgio e Bola serão levados a júri popular por homicídio triplamente qualificado, sendo que o último responderá também por ocultação de cadáver. Dayanne, Fernanda, Elenilson e Wemerson também irão a júri popular, mas por sequestro e cárcere privado. Além disso, a juíza decidiu pela revogação da prisão preventiva dos quatro. Flávio, que já havia sido libertado após ser excluído do pedido de MP para levar os réus a júri popular, foi absolvido. Além disso, nenhum deles responderá pelo crime de corrupção de menores.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Corregedora-geral envia a STF negação de 'devassa' contra juízes

A corregedora-geral de Justiça, ministra Eliana Calmon, voltou a se defender nesta quinta-feira das acusações de que teria promovido uma devassa nos rendimentos de juízes e servidores do Judiciário. Hoje à tarde, ela enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) suas alegações no processo movido pelas três maiores entidades de classe nacionais do Judiciário para suspender investigações nas folhas de pagamento de 22 tribunais brasileiros.
Repetindo argumentos já externados para a imprensa, a ministra rebateu as principais críticas das entidades de classe, afirmando, por exemplo, que a corregedoria tem o direito de acessar informações sigilosas de juízes, uma vez que é um órgão de controle cujo trabalho correicional é autorizado pela Constituição. "A transferência de dados sigilosos de um órgão que tem o dever de sigilo para outro, o qual deverá manter essa mesma obrigação, não caracteriza quebra de sigilo ou da privacidade", disse.
Eliana Calmon alegou que a acusação de vazamento de dados sigilosos por parte da corregedoria não procede, uma vez que o órgão só teve acesso a determinados dados depois que eles foram divulgados na imprensa. Ela também negou a existência de outros processos que possam ter surgido com o desdobramento das investigações, uma vez que a corregedoria não chegou a produzir relatório sobre a inspeção em São Paulo.
Outro ponto rebatido é a alegada necessidade de obter decisão judicial para investigar movimentações atípicas praticadas por juízes e servidores. "Se acolhida a tese das impetrantes, no sentido de se exigir autorização jurisdicional para o fornecimento de dados sigilosos, a quem deveria o corregedor nacional de Justiça solicitar tal permissão? A um juiz de primeiro grau, sujeito à sua fiscalização? A um desembargador, sujeito à sua fiscalização?", perguntou.
Em julho de 2010, ainda na gestão de Gilson Dipp, a Corregedoria do CNJ solicitou ao Conselho de Controle das Atividades Financeiras (Coaf) um levantamento sobre as movimentações atípicas do Judiciário. Foi delimitado um período de busca entre 2006 e 2010 para evitar possíveis prescrições. No entanto, o relatório do Coaf engloba o período entre 2000 e 2010. Foram excluídos das investigações os tribunais superiores. O relatório chegou apenas em fevereiro de 2011, quando Eliana Calmon já havia assumido o posto.
De um universo de 216,8 mil juízes e servidores, o Coaf encontrou 3.426 movimentações acima do esperado, que somam R$ 855,7 milhões. Pelo relatório, os Estados com as transações de maior valor foram São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. A corregedoria optou por investigar primeiro a Justiça paulista, já que a Bahia tinha sido inspecionada duas vezes, em 2008 e 2010. O Rio de Janeiro seria o próximo Estado investigado pela corregedoria, depois de São Paulo.
No entanto, o cruzamento dos dados colhidos em São Paulo não terminou por que o trabalho foi suspenso pelo ministro Ricardo Lewandowski, do STF. No dia 19 de dezembro, ele concedeu uma liminar paralisando as investigações enquanto a corregedoria não esclarecesse a forma como estava atuando. Lewandowski suspeitava de supostas irregularidades na quebra de sigilo de juízes, servidores e seus parentes.
Agora, o caso só deve voltar a ser analisado pelo plenário do STF em fevereiro, quando termina o recesso judiciário. O relator original do caso é o ministro Joaquim Barbosa, que foi substituído temporariamente por Lewandowski por não estar no tribunal quando o caso chegou ao STF.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Black Sabbath estava escalado para Coachella antes de câncer de Iommi

O Black Sabbath estava escalado para tocar no festival norte-americano Coachella, de acordo com o site da revista Billboard. A banda teria sido substituída na última hora devido ao anúncio, na segunda-feira (9), que o guitarrista Tony Iommi está com um linfoma - tumor cancerígeno nos linfócitos, que fazem parte do sistema imunológico - em estágio inicial. O line-up do Coachella também foi divulgado na segunda.
Não há informações de qual dos três headliners do evento - Radiohead, The Black Keys e Snoop Dogg - foi o substituto do Sabbath. A banda ainda não informou se o linfoma de Iommi atrapalhará os planos de um novo álbum e a turnê europeia durante o verão no hemisfério norte.
No perfil do Black Sabbath no Facebook, depois da notícia a respeito do tumor do companheiro, os integrantes pediram que os fãs mandassem boas vibrações e desejassem a melhora de Iommi.

SP: orçada em R$ 324 mi, obra em avenida pode desafogar marginal

A prefeitura de São Paulo assinou, no início deste mês, o contrato com a construtora Consórcio Panamby para a realização das obras do prolongamento da avenida Chucri Zaidan até a avenida João Dias, na zona sul da capital paulista. Orçada em R$ 324,5 milhões, a obra, segundo a prefeitura, desafogará o trânsito na Marginal Pinheiros, na altura dos bairros do Panamby e Morumbi.
Partindo da rua Joerg Bruder, o prolongamento da avenida Chucri Zaidan terá extensão total de 3,42 km, incluindo abertura de via, adequações de trechos existentes e a construção de duas passagens subterrâneas em um trecho de 800 m entre a rua Américo Brasiliense e a avenida João Carlos da Silva Borges. O projeto inclui também a construção do Complexo Burle Marx, com duas novas pontes sobre o rio Pinheiros.
A previsão é de que o prolongamento da avenida seja realizado em 24 meses a partir da primeira ordem de serviço. A SP Obras, entretanto, aguarda o licenciamento ambiental e a autorização judicial para desapropriar os 300 imóveis no perímetro da intervenção para dar início às obras.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

RS: corpo de menino de 10 anos é encontrado no litoral

A Polícia Militar (PM) gaúcha encontrou, na madrugada desta terça-feira, o corpo do menino Juan Marcon da Cruz, 10 anos, que estava desaparecido desde o último sábado. Ele foi localizado na altura da guarita 27, no balneário de Rondinha, em Arroio do Sal. Os parentes foram chamados e confirmaram a identidade do garoto.
Juan foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Osório. Ele sumiu por volta das 16h30 de sábado, quando tomava banho com um irmão próximo à guarita 1, na praia dos Molhes, em Torres (RS).

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Onze presos cavam túnel e fogem de delegacia no PR

Onze presos fugiram da delegacia de Polícia Civil de Colorado, no norte do Paraná, na madrugada desta segunda-feira. De acordo com o delegado da cidade, José Luiz Moron, eles cavaram um túnel entre o solário e o pátio da delegacia e pularam o muro por volta das 2h.
"Acreditamos que eles tenham serrado uma barra de ferro de mais ou menos um metro do solário - que tem vigas de concreto trançadas e barras de ferro de cerca de duas polegadas - e usaram isso para ir destruindo o concreto", disse Moron.
Cerca de 60 homens estavam no setor na hora da fuga. O delegado afirmou que havia detentos no solário em função da superlotação das celas.
Um dos presos foi recapturado logo após a fuga. "Ele estava indo para o (regime) semiaberto e caiu na besteira de tentar fugir. A gente fica triste porque torcia pela recuperação", disse Moron.
Policiais civis e militares faziam buscas pela região para tentar localizar os fugitivos. Nenhum deles havia sido encontrado até às 10h.

domingo, 8 de janeiro de 2012

ES: chuvas afetam 24 cidades e deixam mais de 2 mil desalojados

As chuvas do sudeste continuam castigando algumas cidades do Espírito Santo. Segundo o balanço divulgado pela Defesa Civil do Estado neste sábado, 24 municípios enfrentaram graves transtornos por causa das tempestades, que deixaram 2.885 pessoas desalojadas, 437 desabrigadas e 56 feridas.
Mesmo com a diminuição do volume de chuva, o Estado manteve o alerta para este domingo por causa do volume acumulado de água, principalmente nas regiões sul e serrana. De acordo com as previsões meteorológicas, deve cair chuva forte ainda hoje entre o cone leste, nordeste, norte e centro do Estado.
Decretaram Situação de Emergência os municípios de Domingos Martins, Itarana, Governador Lindemberg, Laranja da Terra, Ibatiba e Pancas.
As cidades de Vila Velha, Colatina, Cariacica, Vitória, Serra, Aracruz, Marechal Floriano, Viana, Apiacá, São Mateus, Bom Jesus doNorte, Nova Venécia, Cachoeiro de Itapemirim, Itaguaçú, Itarana, Rio Bananal, Stª Maria de Jetibá, Stª Leopoldina e Linhares fecham a lista dos municípios afetados pela chuva.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Pai é condenado por sequestro de filha que vivia como atriz pornô

A Justiça francesa condenou a três meses de prisão quatro membros de uma família origem turca por sequestrar uma parente de 22 anos que trabalha em filmes pornográficos, informou a imprensa francesa.
O pai da jovem, um pedreiro aposentado, alegou à Justiça que a atividade de sua filha é "inconcebível" e que ele temia que o trabalho de atriz pornô "manchasse a honra da família".
Além do pai, a irmã da atriz - cujo nome não foi revelado - e dois cunhados foram condenados pelo sequestro, mas poderão cumprir a pena de prisão em liberdade condicional.
A mulher, que havia feito um curso de formação para trabalhar em institutos de beleza e trabalhado como vendedora, declarou à polícia ter aceitado atuar em filmes pornôs "por vontade própria".
Ela se mudou de Nancy, no leste da França, para a região de Paris para trabalhar como atriz de filmes adultos sem informar a família sobre seu novo endereço.
Descoberta em revistas
Foram fotos da atriz em revistas masculinas, descobertas por um amigo da família, que permitiram aos parentes desvendar suas novas atividades profissionais. Após inúmeras buscas, membros da família descobriram que ela estava hospedada em um hotel em Aubervilliers, na periferia de Paris.
"Para nós não se tratava de um sequestro. Queríamos tirá-la desse meio onde ela entrou", afirmou a irmã da mulher, durante o julgamento no tribunal de Bar-le-Duc, no leste da França. A irmã e dois de seus cunhados foram até o hotel e tentaram persuadi-la a deixar a carreira de filmes pornôs e voltar para casa dos pais, segundo o jornal L''Est Républicain.
Como não obtiveram resultado, eles decidiram esperar nos arredores do hotel até que a jovem saísse do local à noite e a levaram à força até o carro, tapando sua boca com as mãos para evitar que ela gritasse.
Agressões
A jovem passou dias trancada em um quarto na casa dos pais e foi agredida a chutes por um de seus irmãos. Quando saía de casa, ela era sempre escoltada por membros da família, conta o jornal.
Foi numa dessas saídas, para buscar seus pertences no hotel na periferia de Paris, que ela conseguiu enviar um torpedo com um celular que havia ficado no local.
A jovem alertou um "conhecido de seu trabalho" sobre o sequestro, que avisou a polícia. "Ela é maior de idade e as escolhas de vida são da própria pessoa e não de sua família", disse o procurador Yves Bardoc.
"O comportamento (da jovem) talvez seja repreensível do ponto de vista moral da família, mas ela não se encontrava em uma situação de perigo, que tornaria legítima uma ação de seus parentes", afirmou o procurador.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Aviões da Embraer podem ser usados no combate ao Talibã

Os vinte aviões da Embraer recentemente vendidos ao governo dos Estados Unidos deverão ser repassados ao Corpo Aéreo do Exército Nacional do Afeganistão, onde serão usados para combater grupos insurgentes como o Talibã.
Entretanto, a compra está, no momento, paralisada, segundo a Sierra Nevada Corporation, empresa norte-americana associada da Embraer no projeto. A paralisação ocorreu depois de a compra dos aviões ter sido questionada na Justiça por um concorrente, a Hawker Beechcraft. Segundo comunicado, a Sierra Nevada recebeu uma "ordem de paralisação" ("stop work order") da Força Aérea dos EUA. A Embraer não fez nenhum comentário na manhã desta quinta.
Na quarta-feira, em resposta a questionamento da BBC Brasil acerca da venda, anunciada no último dia 30, o Pentágono (Departamento de Defesa americano) afirmou que as aeronaves A-29 Super Tucano serão entregues às forças afegãs para promover "treinamento avançado em voo, vigilância, interdição aérea (ataques a alvos no solo) e apoio aéreo próximo".
"O LAS (sigla em inglês para Apoio Aéreo Leve, programa em que as aeronaves serão empregadas) é um esforço de assistência em segurança para o governo afegão", disse o Pentágono.
Questionamento na Justiça
No comunicado em que citou a ordem de paralisação da compra, a Sierra Nevada disse que está "confiante em que a questão será resolvida de forma célere. (As aeronaves) precisam ser disponibilizadas rapidamente para apoiar (soldados) no Afeganistão".
A concorrente Hawker Beechcraft questiona na Justiça americana sua "exclusão" da competição e a forma como a Embraer foi anunciada vencedora do processo, segundo comunicado da companhia em 30 de dezembro. Alega que "faltou transparência da Força Aérea durante a competição". A Sierra Nevada, por sua vez, afirma que ela e a Embraer receberam o contrato "como resultado de uma disputa justa e aberta".
O A-29 Super Tucano é uma aeronave militar leve, projetada especialmente para ações de contrainsurgência. Capaz de voar em velocidade e altitude baixas, já teve cerca de 200 unidades encomendadas e é atualmente usado por forças aéreas de seis países.
Firmado ao custo de US$ 355 milhões (R$ 650 milhões), o contrato para a venda dos 20 aviões foi o primeiro entre a Embraer e a Defesa americana e prevê ainda o treinamento de pilotos e a manutenção das aeronaves. A companhia terá 60 meses para entregar as 20 aeronaves. Para concorrer à venda, conforme determina a legislação americana, a Embraer teve de se associar a uma empresa local, a Sierra Nevada.
Buy American
Caso a compra siga adiante, segundo a Embraer, os equipamentos serão montados em Jacksonville, no Estado americano da Flórida, e terão ao menos 88% de seus componentes fabricados por empresas americanas ou países que se enquadram no Buy America Act (legislação que regula as compras do governo americano).
A empresa diz que as cerca de 150 aeronaves em operação já voaram, ao todo, 130 mil horas (das quais 18 mil em missões de combate), sem jamais terem sido abatidas. Segundo a companhia, o treinamento para que pilotos experientes possam manejá-la dura poucas semanas.
Em nota, a Embraer disse que as aeronaves serão vitais "para ajudar o Afeganistão e nações parceiras (dos EUA) a desenvolver suas próprias capacidades aéreas (...), ajudando a trazer de volta com segurança e rapidez soldados americanos no Afeganistão e limitando a necessidade de forças americanas em outros locais".
Em discurso em junho de 2010, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que a presença de soldados americanos no Afeganistão (onde os EUA combatem desde 2001) se encerraria no fim deste ano.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

RS: babá é condenada a 7 anos por torturar casal de gêmeos

A Justiça de Caxias do Sul, na serra gaúcha, condenou a babá Cristiane Prestes de Azevedo, 35 anos, a 7 anos e 11 dias de prisão por torturar um casal de gêmeos entre julho e dezembro de 2010 na cidade. Ela foi flagrada por câmeras instaladas pelos pais das crianças na casa da família. Cristiane admitiu as agressões em depoimento e teve negado o benefício de recorrer da sentença em liberdade. As informações são do jornal Zero Hora.
A babá está detida desde julho do ano passado na Penitenciária Regional de Caxias do Sul. O advogado dela, Helton Soares, disse que, pelas imagens, não estaria caracterizado tortura. Ele entrará com um recurso tentando diminuir a pena.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

SP: trens da CPTM voltam a circular após implosão de prédio

Os trens das linhas 7-Rubi e 8-Diamante voltaram a circular normalmente nos trechos entre Barra Funda e Luz e Barra Funda e Júlio Prestes, nesta terça-feira, a partir das 6h, em São Paulo. A interdição ocorria em função do risco de desabamento de um prédio atingido por um incêndio na favela do Moinho que sofreu um processo controlado de implosão no domingo.
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) afirmou que as vias foram liberadas pela prefeitura na noite de segunda-feira, e equipes de manutenção da empresa realizaram inspeção e ajustes necessários decorrentes da implosão do prédio para a operação comercial.
A retomada das atividades de transporte na região foi acompanhada pelo prefeito Gilberto Kassab. Anteriormente, acerca da demolição parcial do prédio, ele dissera que os objetivos da ação foram atendidos, pois a demolição parcial se deve à necessidade de usar recursos que não danificassem a via férrea localizada ao lado da construção. O custo total da demolição foi de R$ 3,5 milhões.
O incêndio
O prédio abandonado e dezenas de barracos da favela foram atingidos por um incêndio de grandes proporções que deixou mais de 1,5 mil pessoas desabrigadas, segundo a Defesa Civil de São Paulo. O fogo começou por volta das 9h de quinta-feira, 22 de dezembro, e foi controlado cerca de quatro horas depois. Dois corpos foram encontrados no local e três moradores ficaram feridos durante o incêndio - dois tiveram sinais de intoxicação e outro fraturou o pulso e teve queimaduras. Além disso, um bombeiro que ajudava na remoção dos pertences de um morador foi atingido na cabeça por uma televisão e socorrido ao Hospital das Clínicas.
As famílias que tiveram suas casas queimadas no incêndio que atingiu a favela do Moinho receberão R$ 1,2 mil em uma parcela única e R$ 300 mensais de auxílio aluguel até que recebam as chaves das suas unidades habitacionais, que serão construídas. Kassab afirmou que a Secretaria de Habitação localizou três terrenos próximos a região de Campos Elíseos para acomodar os moradores.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

MG: 9 ficam feridos em desabamento de 3 casas após chuvas

Nove pessoas ficaram feridas no desabamento de três casas na manhã desta segunda-feira em Santa Luzia e Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Segundo o Corpo de Bombeiros, o muro de uma empresa e um barranco caíram sobre uma residência, que também desabou. Uma mulher e a filha dela de 5 anos foram socorridas com ferimentos leves ao pronto-socorro do Hospital Risoleta Neves, em Venda Nova, região norte da capital.
No bairro Bandeirantes, em Contagem, duas casas desabaram e os escombros soterraram sete pessoas que estavam no local. As vítimas foram socorridas por ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). Os bombeiros registraram ainda a queda de uma árvore de grande porte sobre um carro na avenida Raja Gabaglia, região oeste de Belo Horizonte. A avenida foi parcialmente interditada e não houve feridos.
Mais chuva
O ano de 2012 continua tal como terminou 2011, com muita chuva em todo o Estado de Minas Gerais. Em Itabirito, a 70 km de Belo Horizonte, o rio que corta o município transbordou e deixou a região central e pelo menos dois bairros debaixo d'água. Em alguns locais, só é possível transitar de barco, segundo os Bombeiros. De acordo com a Climatempo, só no período entre as 9h de domingo e 9h desta segunda-feira, a região da Grande Belo Horizonte e a zona da mata mineira receberam mais de 80 mm de chuva. Neste período, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 156 mm em Muriaé e 102 mm em Ouro Branco.
Na capital mineira, a região da Pampulha acumulou mais 89 mm de chuva. Em São José del Rei choveu 83 mm em 24 horas, e 81 mm em Barbacena e Sacramento. Na região de Maria da Fé, no sul mineiro, choveu 63 mm. Conforme a Climatempo, todos estes volumes de chuva são, tecnicamente, bastante elevados. Muita água caiu sobre terrenos que já estavam encharcados, devido ao excesso de chuva que vem sendo observado desde outubro, e o risco de deslizamentos de terra é extremamente alto.
Rios e córregos também continuam sujeitos a transbordamentos, porque em muitos casos o nível de segurança já foi ultrapassado com a chuvas volumosas de outubro a dezembro. De acordo com o Inmet, a região central da capital recebeu aproximadamente 720 mm de chuva durante o mês de dezembro de 2011, sendo que a média normal é de 319 mm.